O Festival

.PAISAGEM

O FESTIVAL 

Idealizado e produzido pelo Grupo Girino em 2012, o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura em toda sua trajetória, reuniu espetáculos de excelência do Teatro de Bonecos em pequenos formatos. Em edições anteriores, foram realizadas apresentações de mais de 300 espetáculos nacionais e internacionais, além de 20 oficinas de formação. As atividades formativas capacitaram centenas de pessoas, incluindo o Curso de montagem de novos espetáculos.

O Festival já percorreu as cidades de Belo Horizonte/MG, Contagem/MG e São Paulo e ofertou programação com instituições como: Centro Cultural UFMG, Paço das Artes de São Paulo, Biblioteca Pública Luiz de Bessa, Museu Mineiro, Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc Palladium, Teatro Francisco Nunes e equipamentos públicos como Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Renné Giannetti, Praça Santa Tereza, dentre outros.

Ao longo das edições foram recebidos artistas de 15 estados brasileiros e países como Argentina, Chile, México e Itália. Na atividade de roda de conversa, intitulada “Café Debate” foram recebidos artistas, professores e pesquisadores de destaque nacional, como Ana Maria Amaral, Ismine Lima, Denise di Santos, Nini Beltrame, Luiz André Cherubini, Dib Carneiro, Mário Piragibe, Cassia Macieira, Rafael Curci e Conceição Rosière.

O FESTIM se destaca ainda como uma plataforma de difusão do teatro em pequenos formatos, a partir do lançamento e publicações da Revista Anima e pelo Mapeamento de Teatro em Miniatura da América Latina, que teve três edições e catalogou quase 300 trabalhos. Desde sua primeira edição, o FESTIM realizou atividades formativas e recebeu educadores como Willi de Carvalho, Liana Yuri, Cristhian Lins, Gustavo Campos Ed e Gabriela Céspedes.

O Festival promove a democratização do acesso com sessões de espetáculos com acessibilidade em Libras e audiodescrição, agendamento com escolas e formação de público a partir do contato gratuito com suas ações artísticas e educativas. 

A partir de 2021, a programação passa a contemplar apresentações presenciais e exibições online, com uma programação rica em diversidade estética e conceitual. Foram exibidos mais de 100 espetáculos virtuais, cinco oficinas e nove bate-papos. O acervo de vídeos sobre processos criativos e conversas dos participantes, segue disponível no canal de Youtube do Festival.

Celebrando os 35 anos do Teatro Lambe Lambe, esta edição promove 30 atrações de nove estados, incluindo quatro atividades formativas, mostra de vídeo e quatro mostras presenciais em nove espaços de diferentes regionais da capital mineira. 

Há 11 edições, o FESTIM proporciona uma experiência compartilhada e memorável, que fortalece laços com os espectadores e cria uma comunidade ao redor do teatro em pequenos formatos.

Grupo Girino


.

 

.

.

.

.

Deixe um comentário