O Festival

.o festival

FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura em toda sua trajetória, reuniu espetáculos de excelência do Teatro de Bonecos, realizou oficinas de formação, exposições, rodas de conversas, publicações  e promoveu o intercâmbio de artistas e pesquisadores, contemplando mais de 5.000 pessoas.

Um dos mais importantes festivais de Teatro de Animação do país, principalmente por reunir trabalhos que se dedicam à pesquisa do Teatro em Miniatura, já recebeu em sua programação, convidados de grande destaque nacional, como: Ana Maria Amaral/ SP, Valmor Nini Beltrame/ SC, Ismine Lima/ BA, Hélio Leites/ RS, Cia Catibrum/MG, Grupo Sobrevento/ SP e Buzum/ SP.

FESTIM foi idealizado e produzido no ano 2012 pelo Grupo Girino . O evento foi realizado no Centro Cultural UFMG e Teatro Esquyna em Belo Horizonte/ MG. A programação contou com 14 espetáculos de 04 estados, além de oficina, espaço educativo, Café-debate e o lançamento da Revista Anima.

Em 2013, a segunda edição do FESTIM foi realizada em parceria com o Paço das Artes em São Paulo/SP. A programação foi composta por 16 espetáculos de 05 estados, além de 03 oficinas de formação, Café-debate e o lançamento da segunda edição da Revista Anima.

Em 2014, o Festival também ocorreu no Paço das Artes em São Paulo/SP. A terceira edição do FESTIM, promoveu apresentações de 10 espetáculos, 02 oficinas de formação, Café-debate e o lançamento da terceira edição da Revista Anima. Uma importante iniciativa desta edição, foi o I Mapeamento do Teatro em Miniatura da América Latina, projeto que catalogou 93 espetáculos de 10 países e está disponibilizado gratuitamente em plataforma digital.

Em 2015, o Festival retorna a Belo Horizonte em parceria com as instituições culturais da cidade: Biblioteca Pública Luiz de Bessa, Museu Mineiro, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal, além de oficinas realizadas na sede do Grupo Girino. A partir desta edição, o Festival passa a oferecer sessões gratuitas de espetáculos com acessibilidade em libras e agendamento escolar, ampliando suas ações educativas e democratizando o acesso às atividades.

Em 2016, a edição comemorativa de 05 anos de trajetória, apresenta 20 espetáculos e experimentações cênicas, reunindo atrações de 06 estados e com destaque da participação de “Gran Teatro Dentro” do artista italiano, Roberto di Lerna, além de 02 oficinas, Café-debate e o lançamento da sexta edição da Revista Anima. Na mesma ocasião, foi publicado o II Mapeamento do Teatro em Miniatura da América Latina que reúne atualmente, 140 espetáculos.

Para 2017, o Festival conta com uma ampla programação, agregando 25 espetáculos, 03 oficinas, Café Debate e lançamento da sexta edição da Revista Anima. Os pontos de encontro são: Praça Floriano Peixoto, Praça Afonso Arinos, Parque das Mangabeiras, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – CEMIG, Biblioteca Estadual Luiz de Bessa e na sede do Grupo Girino.

O FESTIM também é conhecido como um evento que fomenta novas produções e incentiva às redes colaborativas, promovendo ações de capacitação e aperfeiçoamento técnico. Um dos desdobramentos do Festival foi a oferta do “Curso de Teatro Lambe Lambe”, atividade de férias que tem como objetivo a produção de novos espetáculos de Teatro de Lambe Lambe.

A partir do curso, foi criado o Coletivo EmCaixa, rede de artistas que desenvolveram seus espetáculos e produzem desde 2015, o evento bimestral que já está na 12° edição, “Mostra de Teatro Lambe Lambe”, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O Festival sempre ofertou uma programação com todas as atividades gratuitas e busca, sobretudo, disseminar a linguagem do Teatro em Miniatura e Teatro Lambe Lambe  para todos os públicos, possibilitando o contato com obras tradicionais e contemporâneas que propõem relações diferenciadas com o espectador e com os espaços que ocupam.

Vida longa ao Teatro em Miniatura!
.

Grupo Girino

 

.

.

.

.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s