O Festival

.o festival

FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura em toda sua trajetória, reuniu espetáculos de excelência do Teatro de Boneco em pequenos formatos. Em edições anteriores do FESTIM, foram realizadas mais de 300 apresentações de 120 espetáculos nacionais e internacionais e 15 oficinas de formação. As atividades formativas capacitaram mais de 500 pessoas, incluindo o Curso de Montagem de Espetáculos.

O Festival foi idealizado e produzido no ano 2012 pelo Grupo Girino. O evento foi realizado no Centro Cultural UFMG e Teatro Esquyna em Belo Horizonte/ MG. A programação contou com 14 espetáculos de 04 estados, além de oficina, espaço educativo, Café Debate e o lançamento da Revista Anima.

Em 2013, a 2. edição do FESTIM foi realizada em parceria com o Paço das Artes em São Paulo/SP. A programação foi composta por 16 espetáculos de 05 estados, além de 03 oficinas de formação, Café Debate e o lançamento da 2. edição da Revista Anima.

Em 2014, o Festival também ocorreu no Paço das Artes em São Paulo/SP. A 3. edição do FESTIM, promoveu apresentações de 10 espetáculos, 02 oficinas de formação, Café Debate e  lançamento da Revista Anima. Nesta edição foi publicado o 1. Mapeamento de Teatro em Miniatura da América Latina, projeto que catalogou 93 espetáculos de 10 países.

Em 2015, o Festival retorna a Belo Horizonte em parceria com as instituições culturais da cidade: Biblioteca Pública Luiz de Bessa, Museu Mineiro, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal, além de oficinas realizadas na sede do Grupo Girino. A partir desta edição, o Festival passa a oferecer sessões de espetáculos com acessibilidade em Libras e agendamento escolar, ampliando suas ações educativas e democratizando o acesso às atividades.

Em 2016, a edição comemorativa de 05 anos apresentou 20 espetáculos reunindo atrações de 06 estados e convidados internacionais, além de 02 oficinas, Café Debate e o lançamento da 5. edição da Revista Anima. Na mesma ocasião, foi publicado o 2. Mapeamento de Teatro em Miniatura da América Latina, documentando 147 espetáculos.

Em 2017, o Festival promoveu uma ampla programação agregando 25 espetáculos, 03 oficinas, Café Debate e lançamento da 6. edição da Revista Anima. Os pontos de encontro da programação do Festival foram: Praça Floriano Peixoto, Praça Afonso Arinos, Parque das Mangabeiras, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – CEMIG, Biblioteca Estadual Luiz de Bessa e sede do Grupo Girino. A edição se destacou pela participação de companhias mexicanas, argentinas e brasileiras.

Em 2018 a 7. edição promoveu apresentações de 22 espetáculos, incluindo 9 espetáculos internacionais da Argentina e Chile, além de 3 oficinas, debate, Revista Anima e lançamento da segunda edição do Mapeamento do Teatro em Miniatura.

Em 2019, o Festival reuniu 15 espetáculos e promoveu um encontro de Café Debate. A oitava edição propôs uma programação exclusiva no Parque das Mangabeiras, oferecendo para o público uma experiência teatral em um dos principais espaços de lazer e turismo de Belo Horizonte. Também foram promovidas ações voltadas para a educação ambiental e  sustentabilidade, a partir da distribuição gratuita de mudas de plantas e coletor para descarte consciente de pilhas e baterias.

Em 2021, o FESTIM realiza sua nona edição em formato 100% online, com uma programação rica em diversidade estética, poética, conceitual e regional. A programação conta com 50 espetáculos, cinco oficinas virtuais e sete bate-papos com os artistas. Todas as atrações serão acessadas pelo canal de Youtube do Festival.

Em 2023, FESTIM chega a sua décima edição, com uma programação em formato híbrido que contempla 50 propostas artísticas, atividades formativas, laboratório de intercâmbio e bate papo. O Festival conta com a presença para as rodas de conversa de Denise di Santos, Mário Piragibe, Dib Carneiro e Luiz André Cherubini. Ao completar 10 anos de ações continuadas, FESTIM se lança como o maior e mais longevo festival dedicado ao Teatro em Miniatura e Teatro Lambe Lambe da América Latina, recebendo mais de 200 artistas e grupos do mundo inteiro.

O Festival sempre ofertou uma programação com todas as atividades gratuitas e busca, sobretudo, disseminar a linguagem do Teatro em Miniatura e Teatro Lambe Lambe  para todos os públicos, possibilitando o contato com obras tradicionais e contemporâneas que propõem relações diferenciadas com o espectador e com os espaços que ocupam.

Vida longa ao Teatro em Miniatura!
.

Grupo Girino

 

.

.

.

.

Deixe um comentário